quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Temperos naturais e seus benefícios

Olá pessoal, hoje vamos falar um pouquinho dos benefícios de algumas especiarias...mas afinal...o que são especiarias??? São nada mais nada menos que temperos (condimentos) naturais usados na culinária para proporcionar sabores diferentes as preparações.

O ideal é sempre usarmos e abusarmos desses temperinhos naturais para dar e realçar o sabor dos alimentos, fora que trazem um montão de coisas boas a nossa saúde...vamos dar uma olhada então em alguns desses benefícios?




Os benefícios de algumas especiarias 

Alecrim: auxilia na redução de gases, possui ação digestiva. Pode ser utilizada por meio de chás antes das refeições, com o objetivo de melhorar o processo de digestão ou em preparações que contenham carne, e também em substituição ao sal.

Orégano: possui propriedades antimicrobianas, antifúngicas e antioxidantes. O orégano apresenta excelente ação bactericida. Pode ser consumido juntamente ao azeite de oliva ou em preparações com carne.
Açafrão ou Cúrcuma: é um poderoso antioxidante, anti-inflamatório e anticarcinogênico. Pode ser utilizado como corante no arroz e também no famoso frango ao molho de açafrão.

Pimenta: são compostas por capsaicina um fitoquímico, que possui propriedades antioxidantes, anticarcinogênicas e antimutagênicas. Pode ser consumida na forma de molhos ou até mesmo em geleias. É
 uma grande fonte de antioxidantes, especialmente betacaroteno e vitamina C. A capsaicina, substância que proporciona à pimenta vermelha sua característica “picante”, apresenta várias propriedades interessantes, como o efeito antioxidante, anticoagulante e hipocolesterolêmico. Existem estudos demonstrando um efeito de redução no apetite quando se ingere pimentas vermelhas, ricas em capsaicina, podendo ser útil, portanto, para aqueles engajados em dietas de restrição calórica. E ainda, existem fortes argumentos da ação benéfica da capsaicina na otimização do metabolismo, auxiliando na redução da gordura corporal.

Canela: apresenta compostos com propriedades de potencializar a ação da insulina e no alívio dos sinais e sintomas de diabetes e resistência à insulina. Poder ser consumida com frutas, iogurtes e também na forma de chá. Auxilia no controle dos níveis de colesterol, triglicérides, além dos efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e o melhor de todos: ação termogênica! Outros temperos que também possuem efeito benéfico no controle de glicemia são: louro, cravo, noz moscada e orégano.

Alho: atua no fortalecimento imunológico e possui ação anti-inflamatória e anticancerígenos, auxilia na redução nos níveis de colesterol, fortalece o sistema imunológico, possui ação anti-inflamatória e ajuda no controle dos triglicérides e pressão arterial.

Cebola: concentrada em agentes antioxidantes, também possui ação anti-inflamatória e reguladora da pressão arterial. Portanto, em conjunto com o alho, torna-se uma excelente combinação para temperar carnes e cereais, como o arroz integral.

Gengibre: além de possuir propriedades antioxidantes e anti-bacterianas, também pode acelerar o metabolismo, auxiliando a redução de peso .

Coentro: possui propriedades antioxidantes, anti-bacterianas, hipocolesterolêmicas e anti-inflamatórias, além de auxiliar no controle da glicemia. Existem estudos apresentando o coentro também com propriedades benéficas no controle da ansiedade e apetite.

Louro: um de seus maiores benefícios é sua propriedade digestiva e redutora da formação de gases. O louro também tem propriedades antirreumáticas e anti-inflamatórias. Além disso, as folhas de louro têm efeitos diuréticos e adstringentes.

Curry: tem origem indiana, sendo uma especiaria composta por variados ingredientes, dentre os quais: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro.. É uma ótima opção para a preparação de carnes, em especial o peito de frango, deixando-o além de mais saboroso, com um aspecto mais agradável e sugestivo.


Cominho: As sementes estimulam a secreção de enzimas pancreáticas, substâncias necessárias para uma boa digestão e assimilação dos nutrientes, e também ajudam a expulsar os gases intestinais.

Manjericão: planta rica em ferro, cálcio, potássio, magnésio . A presença de magnésio ajuda a melhorar a saúde do sistema cardiovascular, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas. O manjericão também favorece quem tem digestão difícil, gases, azia, dores de cabeça em consequência de alimentação pesada ou inadequada. E, além de facilitar o funcionamento dos intestinos, é diurético.

Páprica: possui altos níveis de vitamina C  que ajuda a absorver alimentos ricos em ferro e pode combater infecções comuns além de auxiliar no tratamento de artrite e dores articulares.

Sálvia: possui ação antioxidante, antisséptica e anti-inflamatória, além de suas propriedades digestivas e diuréticas, que ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue e combatem a artrite, a asma e a aterosclerose.



Vamos usar e abusar desses temperinhos então?! ;P



Beijos, Ju =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário