Muitas pessoas ainda tem preconceito com o abacate, por ser uma fruta calórica e rica em gorduras. Mas sabemos que a história não é bem assim. As calorias presentes na fruta ajudam a nutrir as células com diversos nutrientes importantes, e a gordura presente é super do bem, as monoinsaturadas, as mesmas presentes no azeite de oliva, e tem efeito comprovado na diminuição do colesterol total e do HDL (colesterol ruim), sem afetar os níveis do LDL (bom colesterol).
O abacate também possui grandes quantidades de vitamina E, aumentando seu potencial antioxidante e betassitosterol, substância anti-inflamatória. Por ser antioxidante e anti-inflamatório, atuam na melhora da pele, combatendo acne, rugas e celulite. É rico em folato, potássio, magnésio, fibras e glutationa (nutriente que faz parte de uma enzima endógena que mantém o sistema de defesa antioxidante do organismo).
Também possuiu fitoesteróis (estruturas muito similares ao colesterol, possuindo ação de inibição intestinal de absorção do colesterol oriundo da dieta, e diminuição da sua síntese no fígado). E alguns estudos mostram que além do tratamento em casos de colesterol alto, também há uma melhora dos sintomas clínicos de câncer de próstata e menor risco de desenvolver câncer.
É ou não é uma frutinha super do bem?!
DICAS DE CONSUMO:
- Guacamole (salada mexicana), versão salgada diferente da que costumamos comer no Brasil;
- Vitamina de abacate;
- Batida de abacate com iogurte desnatado e mel: 1 unid. de iogurte desnatado, 1/2 abacate; 2 col sopa de mel. Bata tudo no mix/liquidificador e acrescente o mel no final (esse fiz em casa, e fica muito bom ;).
Beijos, Ju =)
Legal! Minha mãe fazia abacate toda semana para gente quando era criança e não tivemos problemas com espinhas! hehehehe e olha q ela nem sabia disso..kkk
ResponderExcluir:D
Muito Bom!
Hahaha, pois é anderson, viu como o abacate faz bem e sua mae sabia das coisas?!! ;)
ResponderExcluir