sexta-feira, 26 de abril de 2013

Alimentos que ajudam no combata a celulite

Qual é a mulher que não teme os terríveis "furinhos" que passamos a vida tentando combater? Cremes, massagens, exercícios físicos, alimentação etc etc etc...são inúmeros procedimentos que dia após dia temos que colocar em prática pra lutar contra esse "mal eminente" das nossas vidas: A celulite, hahaha.

Sua principal causa hoje se da a alimentação industrializada, repleta de gorduras, açúcar, sal e aditivos químicos, além dos hormônios presentes em muitos tipos de carnes e dos agrotóxicos existentes em muitas verduras, legumes e frutas. Predisposição genética, alterações hormonais e circulatórias, má nutrição, fumo, sedentarismo, álcool, uso de pílulas anticoncepcionais, antidepressivos e estresse, também são fatores que contribuem e muito para o surgimento desses temíveis furinhos. 




Pois bem, como a minha área é a nutrição (para maiores informações dos melhores tipos de exercícios físicos e procedimentos estéticos que ajudam no combate a celulite, procurem sempre por profissionais capacitados para melhor lhe ajudar - educadores físicos e fisioterapeutas) aqui vão algumas dicas de alimentos de caráter antiinflamatórios que ajudam a combater esse pesadelo chamado celulite:

- aveia
- gérmen de trigo
- peixes de água fria: salmão/atum/sardinha
- frutas
- verduras e legumes frescos
- azeite de oliva extravirgem
- chás de ervas naturais (cavalinha, verde, alecrim, dente de leão, sálvia etc)
- e muita, muita água.

A maioria desses alimentos tá fácil de incluir na nossa rotina né?!



O excesso de alimentos gordurosos, com alto índice glicêmico e alto teor de sódio, provoca alterações circulatórias, hormonais, imunológicas e físicas, que podem causar a celulite, portanto, evitem:

- bebidas alcoólicas
doces
- refrigerantes
- carboidratos refinados (prefira sempre os integrais)
- sal 
- frituras em geral


Lembrem-se, como tudo na vida, não existe fórmula mágica, o ideal é aliar uma alimentação equilibrada + prática contínua de atividade física e, se po$$ível, alguma ajudinha com procedimentos estéticos (drenagem linfática etc). ;)





Beijos, Ju =)











terça-feira, 23 de abril de 2013

Microondas, usar ou não usar?


Sempre existiu essa polêmica em torno do forno de microondas, se ele realmente faz mal a saúde, se causa câncer, se há perda de nutrientes na preparação e aquecimento de alimentos etc. Quem nunca teve alguma dessas dúvidas não é mesmo? 

Pois então, estudos recentes mostraram que sim, existe alguma perda de nutrientes, mas não mais do que a cocção no fogão. Nada que impeça o uso do aparelho. Vou transcrever aqui alguns trechos de um artigo que li e achei bem interessante da Revista dos Vegetarianos, seção Serviço, nº 42.


=> A cocção no microondas se assemelha àquela a vapor, visto que o alimento está ‘fechado’ e os nutrientes não se perdem. A cocção na água também elimina as vitaminas hidrossolúveis, como é caso da Vitamina C e complexo B. Por isso, as técnicas adotadas para os métodos de cocção são importantes na manutenção da qualidade dos alimentos, pois um tempo de cocção ou volume de água excessivos podem levar à diminuição do conteúdo de vitaminas dos alimentos.

=> Segundo pesquisadores da FDA (Food and Drug Administration, dos Estados Unidos), ainda não existem experiências publicadas em revistas científicas que comprovem que consumir alimentos aquecidos em fornos de microondas traz malefícios à saúde das pessoas. 

=> Para esses pesquisadores, seja qual for a opção de aquecimento, é importante restringir ao mínimo o tempo, evitar cortar os alimentos em pedaços pequenos, reduzir o tempo entre corte e processamento, lavar antes de cortar e cozinhar com tampa fechada. 

=> Alguns fatores no forno são semelhantes à cocção tradicional, como tamanho, densidade, quantidade e temperatura inicial do alimento. Outros fatores divergem do processamento comum, tais como quantidade de água do alimento, que atrai a força das micro-ondas, fazendo com que os alimentos fiquem muito cozidos; a quantidade de gordura, que desvia as micro-ondas e atrasa o cozimento; e a concentração de sal e açúcar, que atraem as micro-ondas.



Embora não haja pesquisas conclusivas e suficientes para afirmar os reais riscos e mitos no uso do forno de microondas, os especialistas dizem que a maior parte das acusações contra o aparelho não tem fundamentação.

O físico Cláudio H. Furukawa explica os argumentos para desconsiderar alguns mitos. 

As micro-ondas podem vazar e provocar câncer? 

O celular, por exemplo, utiliza micro-ondas e é usado ao lado da cabeça. Apesar de não ter a mesma quantidade de ondas, pela proximidade com a cabeça, Cláudio acredita que poderia ser mais prejudicial do que o forno. “Há países que limitam o uso do celular, para evitar excessos, e proíbem o uso por crianças.” 

A fricção provocada pelas micro-ondas pode tirar os nutrientes dos alimentos? 

Cláudio reforça a opinião de outros pesquisadores, informando que tem a mesma perda que o aquecimento no fogão. “Não prejudica o alimento porque ele é só aquecido, não passa por radiação ionizante.” 

Aquecer líquidos é perigoso? 

Esse é apontado como um risco real, quando ocorre o superaquecimento do líquido – quando a temperatura fica acima da temperatura de ebulição. 

No fogão, o aquecimento é feito de baixo para cima e há micro bolhas de ar dissolvidas na água. É o movimento natural onde o quente sobe e o frio desce, fazendo com que as bolhas subam e o líquido entre em ebulição. No microondas, o aquecimento, muitas vezes, se dá de cima para baixo. Não há movimento de convecção, ou seja, a água não circula, ficando em cima quente e frio embaixo. Se deixar aquecendo por muito tempo, a água vai aquecer mais do que deveria. Como não ferve, vai atingir mais de 100 ºC. Se a pessoa pega o copo superaquecido e coloca um objeto dentro – seja açúcar, um saco de chá ou uma colher para mexer –, introduz bolhas de ar e faz uma ebulição repentina, provocando um estouro, com risco de queimaduras. 

Os manuais dos fabricantes fazem alerta sobre o superaquecimento de líquidos, incluindo o perigo de colocar o recipiente sobre uma superfície gelada ou úmida, como a pia. 

Alimentos com “pele” ou “película” podem estourar? 

Esse risco foi apontado já pelo engenheiro que desenvolveu o forno de microondas, Percy Spencer. Depois de usar milhos, ele colocou um ovo para testar sua invenção e o ovo explodiu, como pode acontecer com qualquer alimento que tenha pele ou membrana protetora – como beterraba, batata, maçã, entre outros. A recomendação é descascar os vegetais. 

- É perigoso aquecer comida para crianças? 

O principal risco, destacado também nos manuais das empresas, é a temperatura, que deve ser testada antes de o alimento ser servido para crianças. 


Bem interessante essa reportagem né?! Espero que tenha dado para esclarecer algumas das muitas dúvidas sobre o uso do microondas.


Beijos, Ju =)

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Quinoa x Amaranto. Qual a diferença afinal?


Com o aparecimento de mais e mais alimentos funcionai novos, sempre bate aquela dúvida: qual devo usar e como usar não é mesmo? Assim acontece quando ouvimos falar desses grãozinhos que tanto estão "na moda": A Quinoa e o Amaranto. Afinal, qual escolher? Qual é o melhor? A resposta seria: os dois rsrsrs. 


Ambos tem origem dos Andes e são ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais.





Quinoa: excelente fonte de proteínas, possui carboidratos de baixo índice glicêmico, ômega 3 e 6 e é isento de glúten, sendo alternativa para celíacos. Sua distribuição de aminoácidos, faz com que seja um alimento muito indicado para o consumo após a atividade física e para crianças em desenvolvimento.


Amaranto: além de melhorar os níveis de colesterol, ele é fonte de cálcio biodisponível, aminoácidos essenciais e também não contém glúten, podendo ser usados por celíacos. Em sua composição também estão presentes nutrientes como o zinco e o fósforo, além das fibras.


Vamos ver tudo isso nessa tabela comparativa abaixo que corresponde a 45g de cada (equivale aproximadamente a 3 col sopa): 



 Nutriente
Quinoa
  Amaranto
Calorias (Kcal)
171
168
Carboidratos
31g
29g
Proteínas
6,1g
5,9g
Gorduras totais
2,6g
3,1g
Fibra Alimentar
2,7g
3g
Sódio
9,5
Cálcio
—-
72mg
Cobre
369mcg
Ferro
4,2mg
3,4mg
Fósforo
185mg
251mg
Magnésio
95mg
112mg
Manganês
1mg
1,5mg
Potássio
333mg
229mg
Selênio
—-
8,4mcg
Vitamina B1
0,09mg
—-
Vitamina B2
0,18mg
0,9mg
Vitamina B5
0,47mg
—-
Vitamina E
1,2mg
—-
 Vitamina B6
 —-
 0,27mg
Zinco
1,5mg
1,3mg
 AMINOÁCIDOS
Treonina
190mg
251mg
Isoleucina
227mg
262mg
Leucina
378mg
395mg
Lisina
345mg
336mg
Metionina
139mg
102mg
Fenilalanina
267mg
244mg
Tirosina
120 mg
148mg
Prolina
348mg
314mg
Triptofano
75mg
81mg
Valina
267mg
306mg
Arginina
491 mg
477mg
Histidina
183 mg
175mg
Alanina
265 mg
360mg
Ácido Aspártico
510mg
567mg
Ácido Glutâmico
839mg
1.016mg
Glicina
312mg
736mg
Serina
255 mg
517mg
Cistina
91 mg
86mg

As principais diferenças estão em negrito. E acho que o mais interessante que podemos observar é sobre a quantidade de CÁLCIO CONTIDO NO AMARANTO, podendo tranquilamente substituir o leite (ótima opção para intolerantes e alérgicos) quando usado na quantia correta. 


Indicação de quantidades e consumo:
Se for praticar atividade física, alterne a quinoa com o amaranto, 2 colheres de sopa antes e 2 depois, com frutas, sucos, mingau ou na comida mesmo. A quinoa em grão feita como arroz fica muito boa (existem inúmeras receitas na internet de como preparar e usar esses grãos);
- Se a intenção for aumentar o consumo de cálcio, consuma 6 colheres de sopa/dia de amaranto e mais 2 porções de folhas verdes (couve, espinafre etc) para aumentar a quantidade de cálcio.
- Se estiver precisando de uma força no ânimo e humor prefira a quinoa também em 6 colheres de sopa/dia.
obs.: cuidado apenas para quem precisa controlar calorias da alimentação, pois tanto uma como a outra possuem uma quantidade razoável da mesma, é só não exagerar ;)
Portanto, o ideal é intercalar o consumo diário desses dois grãos tão ricos em nutrientes.

Beijos, Ju =)


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Hambúrguer de Atum com Aveia

Olá pessoal, aqui vai mais uma  receitinha bem gostosa e super fácil de fazer que vi, testei e aprovei. Ótima opção para comer com uma saladinha no jantar. Super prático quando não estamos afim de preparar algum tipo de carne. 

Ingredientes
(120 kcal mais ou menos cada porção)

2 latas de atum em conserva escorrida
3 xícaras (chá) de aveia em flocos
2 ovos
2 cebolas pequenas raladas
2 colheres (sopa) de salsa (eu fiz com hortelã, e da pra fazer com qualquer tempero de sua preferência)
2 colheres (sopa) óleo
Sal e pimenta à gosto


Modo de preparo: Em uma tigela, misture o atum, a aveia, os ovos, a cebola e a salsa/coentro/hortelã, sal e o óleo. Após obter uma massa homogênea, modele os 4 hambúrgueres. Deixe descansar por 30 minutos, na geladeira. Unte uma frigideira e grelhe os hambúrgueres para que fiquem dourados dos dois lados.

E está pronto, super fácil e saboroso ;)



Beijos, Ju =)