segunda-feira, 18 de março de 2013

Sagu de Chia

Todo mundo já ta careca de saber das propriedades que a chia tem né, mas vale a pena sempre lembrar que essa sementinha é rica em antioxidantes (substâncias que diminuem os radicais livres e inibem a ação de doenças), vitaminas do complexo B, zinco, cobre, potássio, magnésio, cálcio, ferro, omega 3 e fibras. 

E pra dar uma variada no consumo da semente de chia (que deve ser sempre consumida após ser hidratada para um melhor aproveitamento de todos seus benefícios, lembram né?!), aqui vai uma receitinha superrrr 'difícil' de fazer para dar uma variada:

- 200 ml de suco de uva integral
- 1 col sopa rasa de semente de chia

Misturar os ingredientes e por na geladeira por uma noite e de manhã estará pronto.

Simples assim rsrs ;)


Beijos Ju =)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Adoçantes, sim ou não?

Muitas pessoas  tem dúvidas se devem ou não fazerem uso dos adoçantes, qual usar (porque existem váriosss tiposss), e minha resposta é: depende rsrsrs. Tudo vai depender da situação, e quadro clínico de cada um pessoal (por exemplo: alguns tipos de adoçantes não são recomentados para hipertensos, ou que tenham alguma insuficiencia renal). Por isso a importância de procurar um profissional, só ele sabe o que será bom ou não pra cada um.




Muitos estudos são feitos sobre os adoçantes, se realmente causam câncer etc. Porem, nenhum ainda é tão conclusivo e absoluto, apenas mostraram sim que o uso abusivo e a longo prazo podem trazer vários malefícios a nossa saúde, e que em sua maioria, não são metabolizados pelo nosso corpo, que o reconhece como toxina, por isso vale sempre o equilíbrio (nada que é demais faz bem né gente).


Sou a favor de se evitar adoçantes (principalmente indivíduos que só fazem uso dos mesmos pensando nas benditas kcal rsrs), o ideal é conseguirmos acostumar o paladar ao gosto natural dos alimentos, mas claaaaro que tem alguns que realente necessitam serem adoçados, aí cada caso é um caso, pode-se adoçar de forma mais natural usando o mel, melado, açúcar mascavo e o adoçante que poderia ser classificado como menos pior, é o stévia, por ser natural, derivado de uma planta (isso é uma opinião minha tá gente, não sou a verdade absoluta até porque os estudos científicos estão sempre em constantes mudanças). Por isso temos que ter o cuidado, não só com o adoçante em si, mas todos os produtos alimentícios que contenham esses adoçantes (diets e lights).
















































Abaixo, a tabela que representa os tipos de adoçantes comumente usados no Brasil com a dose máxima e Instituição oficial que liberou para o consumo.





Não gosto de radicalismos, mas também não sou a favor do uso indiscriminado de produtos que contenham adoçantes e consequentemente possuem baixo valor calórico (como os diets e lights). Temos que parar um pouco com essa neura de olhar só as kcal dos alimentos e sim, passar a pensar no valor nutricional que ele agrega, aí entra aquela velha história do "mas um copo de refri zero tem 0 kcal enquanto um copo de suco de laranja tem 1234589 kcal!!! E o valor nutricional que esse suco possui minha gente? Fibras, vitaminas, minerais etc etc etc. Não é um copo de suco que vai causar aumento de peso, e sim, o que se é consumido ao longo do dia, da semana...da vida. Por isso, um padrão de alimentação saudável e prática de atividades físicas continuam sendo os principais aliados para um peso saudável. 


Beijos, Ju =)












quarta-feira, 13 de março de 2013

Brigadeiro? Parece, mas não é ;)

Conforme prometido ontem, vamos a receita desse mingau delicioso que mais parece um brigadeiro, e garanto que fica delicioso também rsrs. 

Mingau de Aveia com Cacau (e nozes, chia ou linhaça etc)


Ingredientes

180ml de leite (ou água para vegans ou alérgicos);
2 colheres e meia (sopa) de aveia ;
1 colher (sobremesa) de cacau em pó;
2 colheres (sobremesa) de açúcar mascavo (ou mel, melado). Adeque para o seu paladar de doçura; 
1 colher (sobremesa cheia ) chia;
2 nozes.

Misture os 5 primeiros ingredientes (é chatinho pra misturar o cacau em pó, mas é só ter paciência);
Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até engrossar.
Quando estiver no ponto de soltar do fundo da panela, desligue o fogo, e coloque em um prato. Esmigalhe as nozes, coloque por cima, e sirva.

Essa delicia tem ômega 3, zinco, vitaminas do complexo B, proteínas. 

Bom apetite!!!





Beijos, Ju =)

segunda-feira, 11 de março de 2013

Qualquer pessoa pode tomar Whey Protein? Ela engorda?



Sim, ela pode ser usada por qualquer pessoa, e só irá engordar se você não souber usar.

Bom, primeiramente vamos entender melhor o que é a whey protein? A whey é a mais alta qualidade de proteína disponível, é uma fonte rica de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), contendo os mais altos níveis conhecidos de qualquer fonte de alimento natural. Whey protein é um dos 2 tipos de proteína que vem do leite (o outro é a proteína caseína). É produzida durante o processo de transformação do leite de vaca em queijo. Quando o leite está sendo transformado em queijo, a proteína de soro de leite é extraída.

Aí vem a outra dúvida...existem tantos tipos no mercado, qual devo escolher? Existem 3 tipos básicos de whey protein pessoal, vamos saber então qual a diferença entre elas?


Whey Protein Concentrado: A forma concentrada da whey geralmente contém gordura e algum colesterol (mesmo que em níveis baixos) e, adicionalmente, contém também carboidratos na forma de lactose (se você for intolerante, tente dar preferência aos outros tipos). O tipo concentrado do whey é constituído normalmente de 29% e 89% de proteína. A desvantagem deste tipo, é que ele contém menos proteínas por grama, contém carboidratos e também algumas gorduras. Mas isso tudo pode ser benéfico, dependendo do seu objetivo. No geral são poucos carboidratos e as gorduras contidas são as do tipo saudáveis.  Este tipo é também mais barato do que os outros.

* Whey Protein Isolado: É processado de forma a se remover a gordura e a lactose. Geralmente, este tipo contém mais de 90% de proteína por grama. Por esses motivos, esse tipo de whey é geralmente o preferido. Justamente por conter grande concentração de proteínas por grama, ter quantidade mínima de lactose e praticamente nenhuma gordura. Geralmente custa mais caro.

* Whey Protein Hidrolizado:  É um tipo menos comum e mais caro também. Basicamente, a proteína aqui é pré-digerida. Desta forma ela é ainda mais rapidamente absorvida. O gosto também costuma ser pior do que os outros e o preço costuma ainda ser mais alto que a whey isolado.
O sabor geralmente não agrada muito algumas pessoas, mas hoje já podemos encontrar inúmeras receitas na internet para dar um up no gostinho da whey hehe.
Ah pessoal, o consumo de whey deve ser orientado por um profissional para adequar a dose e evitar o consumo excessivo de proteínas. aliás, qualquer tipo de suplementação deve ser orientada, pois o que é bom pra uma pessoa, pode não ser bom pra outra, tudo vai depender do objetivo de cada um ;) 


Beijos, Ju =)

terça-feira, 5 de março de 2013

Tortinha de banana e maçã

Há um tempinho atrás vi essa receitinha em algum site da internet e guardei. Hoje resolvi testar e de fato é uma receita super simples, bem gostosa e bem saudável pra matar aquela vontade de doce.
Se alguém aí tiver com bananas e maçãs "chorando" por total abandono nas fruteiras de casa, pode ser um bom momento para utilizá-las rsrsrs ;)


Mãos a obra então...

Ingredientes:
- 2 bananas nanicas cortadas em fatias ou rodelas finas
- 2 maçãs raladas com casca
- 1-2 col sopa de uva passa branca
- 2 col sopa de mix de castanhas trituradas (do pará, amêndoas, nozes etc)
- canela a gosto
- 1 col sobremesa rasa de mel

Modo de fazer:
1. Forre o refratário com as fatias de banana e polvilhe canela (eu aconselho a fazer uma camada mais grossinha/alta com as bananas);
2. Misture a uva passa na maçã ralada e adicione canela (mistura do pratinho);


3. Coloque essa mistura sobre a banana apertando para compactar e leve ao forno até ficar dourado.



4. Tire do forno, adicione a farofinha de castanhas com 1 fio de mel por cima e volte ao forno, tomando cuidado para não queimar.
Pode servir quente ou gelada.



E bom apetite ;)

Beijinhos, Ju