sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CRANBERRY: A fruta que ajuda na prevenção e tratamento de infecções urinárias

Constantemente estamos ouvindo falar das berries ou mais popularmente conhecidas como frutas vermelhas/roxas/rosas...De fato, essas frutinhas de colorações intensas são muito benéficas a saúde pelo poder que possuem de serem antioxidantes e antiinflamatórias. Porém hoje vamos falar especificamente da cranberry e alguns de seus principais benefícios...alguém aí conhece? Aposto que sim (ou pelo menos, já ouviu falar) ;) 

Arbusto pequeno originário da América do Norte, o cranberry era usado por tribos indígenas como alimento, em cerimônias e como medicamento. A planta dá origem a um fruto vermelho bastante ácido atualmente usado para consumo direto ou na culinária. No Brasil, o mais comum é o consumo do suco.


Estudos demonstram que especialmente a cranberry pode ser eficaz no tratamento e na prevenção da recorrência da infecção urinária devido ao seu conteúdo de proantocianidinas que impedem a adesão da bactéria patogênica às mucosas.  No tratamento da infecção urinária é comum o uso recorrente de antibióticos, principalmente nas infecções de repetição, porém ao longo do tempo vai ocorrendo uma resistência bacteriana que não resolve mais os sintomas. 


A infecção urinária é uma das infecções bacterianas mais comuns entre as mulheres e, pelo menos mais de 50%, já a desenvolveu pelo menos uma vez ao longo de sua vida. É causada por bactérias gram negativas (patogênicas), principalmente a Escherichia coli que adere a mucosa da uretra causando dor e inflamação local. Os fatores de risco incluem: relações sexuais, o uso de anticoncepcionais, menopausa e má nutrição como: alimentação rica em açúcar, fritura, leite e derivados, embutidos, alimentos alergênicos e pobre em compostos bioativos de hortaliças pode contribuir para o desequilíbrio na população de bactérias das mucosas (oral, intestinal e vaginal) e propiciar um ambiente para o crescimento de bactérias patogênicas e, consequentemente infecções. 

O cranberry ainda oferece substâncias antioxidantes, como os flavonoides e ácidos fenólicos ao organismo (que agem evitando ou amenizando danos oxidativos no corpo humano, inclusive na pele). Pode ser utilizada na forma de suco, fruta inteira, fruta desidratada e em cápsulas. Além disso, é importante a correção dos maus hábitos alimentares e dos gatilhos que desequilibram a população de bactérias.

O consumo de cranberry é seguro para a maior parte das pessoas, desde que a ingestão não ultrapasse a quantidade diária recomendada (480ml). Para gestantes e mulheres no período de aleitamento, só não é recomendada a ingestão de suplementos de cranberry, pois não se sabe se eles são seguros para este público.


O cranberry contém quantidades significativas de ácido salicílico, semelhante á aspirina, portante deve ser evitado por pessoas alérgicas ao medicamento. Vale lembrar ainda que alguns sucos de cranberry tem açúcar de adição,não sendo recomendados por portadores do diabetes.

Esse suco ainda é rico em oxalato, podendo aumentar os níveis dessa substância química na urina em até 43%. Como pedras no rim são formadas principalmente pela combinação de oxalato com cálcio, a ingestão máxima recomendada do suco para pessoas com histórico da doença deve ser estabelecida por um profissional de saúde. Beber muito suco pode causar dor de estômago e diarreia leve. Portanto, procure sempre antes um nutricionista para um plano alimentar individualizado e seguro.

Vale a pena experimentar ;)






Beijos, Ju =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário