segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Lentilhas e seus benefícios


Lentilhas são leguminosas que possuem propriedades nutricionais bem relevantes, podendo fazer parte da nossa dieta diária, substituindo e variando com o feijão, grão de bico etc...e o mais legal é que são de baixa calorias e bem fáceis de cozinhar...bom demais não?!


Vejam alguns dos benefícios dessa leguminosa:

CONTROLE DE COLESTEROL: por ser rica em fibras solúveis, a lentilha ajuda a controlar o colesterol “ruim” e diminui risco pra desenvolver problemas cardiovasculares.
SAÚDE CARDIOVASCULAR: Vários estudos mostram que uma dieta rica em fibras reduz risco de doença do coração. Essa leguminosa fornece também magnésio e ácido fólico, nutrientes importantíssimos pois, magnésio melhora o aporte de oxigênio e nutrientes através do corpo, já o folato ajuda a controlar níveis de homocisteína, um fator de risco para desenvolver problemas cardiovasculares (e pode ser mensurado através de exame de sangue).
SAÚDE DIGESTIVA: As fibras insolúveis da lentilha combatem intestino preso e outros problemas digestivos, como diverticulite.

ESTABILIZAR AÇÚCAR SANGUÍNEO: a presença de fibras ajuda a manter a digestão e liberação mais lenta do açúcar no sangue, evitando picos glicêmicos, muito útil em quem sofre com diabetes, resistência a insulina e até hipoglicemia.

AUMENTA ENERGIA E AJUDA A PERDER PESO: Por conter fibras e carboidratos complexos, ajuda a manter níveis de energia constantes, ajudando a controlar a fome e apetite. Por isso, a combinação de quantidades corretas de arroz (de preferencia integral) com feijão, pode fazer parte de dietas para emagrecimento também.



A lentilha pode ser preparada da mesma forma que fazemos o feijão (claro que sem linguiça, bacon etc hehe) usando temperos naturais da preferência de cada um. E da pra faze-la de diferentes formas, só usar a criatividade...

Achei 2 receitinhas bem funcionais para postar por aqui ;)

HAMBÚRGUER DE LENTILHA (sem glúten)                                           

Ingredientes: (para 4 pessoas)
01 xícara de lentilha cozida e escorrida
1/2 xícara de amido de milho
1/2 cebola ralada
1/2 cenoura ralada
1/2 abobrinha ralada
01 dente de alho amassado
01 ovo
manjericão, cebolinha, pimenta do reino e sal a gosto.

Preparo: Misture todos os ingredientes e acrescente mais amido de milho se necessário para dar liga. Acerte o sal e a pimenta. Molde-os e grelhe na frigideira antiaderente untada com óleo de coco.

SALADA DE LENTILHAS

Ingredientes:
1 xí­cara de lentilhas
6 ramos de salsinha fresca
1 folha de louro
1 pitada de tomilho desidratado
2 colheres (sopa) de sumo de limão
2 cebolinhas picadas
1 colher (chá) de mostarda em pó
2 colheres (sopa) azeite de oliva extra-virgem 
3 colheres (sopa) de salsinha fresca finamente picada
Acrescente 1/3 de xícara de nozes picadas
Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:
Deixe as lentilhas de molho em água morna e gotinhas de limão durante 2 horas.
Escorra e coloque-as em uma panela com os ramos de salsinha, a folha de louro e o tomilho.
Adicione água fervente o suficiente para cobrir toda a lentilha e deixe descansando durante cerca de 60 minutos, com a panela tampada, até que a lentilha fique macia.
Numa travessa funda, misture o sumo de limão, a cebolinha picada, a mostarda em pó, o sal e a pimenta.
Adicione o azeite de oliva e continue mexendo até que o molho fique bem homogêneo.
Adicione a lentilha escorrida e misture bem com o molho. Adicione a salsinha picada e as nozes na hora de servir e mexa bem.

Beijos, Ju =)

terça-feira, 20 de agosto de 2013

ALIMENTOS QUE AJUDAM A NUTRIR SEUS CABELOS

Olá pessoal, hoje daremos algumas dicas de alimentos que ajudam a manter a saúde dos cabelos. Estresse, anemia por deficiência de ferro, uso de drogas, fumo, e alimentação pobre em nutrientes essenciais afetam demais a saúde dos fios. É preciso também investigar possíveis intolerâncias e alergias alimentares.


Os 6 alimentos indispensáveis para a saúde dos fios:

1.  Salmão e outros alimentos fontes de ômega 3
Além de ser ótima fonte proteica e de vitamina D (ambos são necessários para um cabelo forte),  ácidos graxos ômega 3 fará parte de sua membrana celular, o que facilitará o transporte de nutriente aos fios, além de ajudar na hidratação.
Alternativas vegetais ao consumo de peixes: castanhas e sementes de chia e de linhaça (e seus óleos prensados a frio).


2.Nozes
Ricas em manganês, ácidos graxos Ômega 3, biotina, cobre e vitamina E, que ajudam a controlar os danos ao DNA. Deficiência de biotina leva à queda de cabelo.
Experimente picar nozes na salada ou em cima do arroz.


3.Batata doce
Ricas em betacaroteno, excelente antioxidante e que se converte em vitamina A. Basicamente, nenhuma célula trabalha adequadamente sem vitamina A.
Opções: cenoura, beterraba, frutas amarelas como manga, abóbora e damascos. Todas são excelentes fontes de betacaroteno.
4.Ovos
Excelente fonte de proteína e de gordura (presente na gema) que carreia muitas vitaminas e minerais. O ovo é rico em colina que ajuda a formar toda parede celular, melhorando a nutrição do couro cabeludo.
Outras fontes de proteína que fornecem todos os aminoácidos necessários para a ótima formação dos fios: carne vermelha, frango, soja e seus derivados.

5. Feijões e lentilhas
Ricas em zinco, ferro e biotina, essas leguminosas são ótimas para serem combinadas ao arroz/quinua em seu dia a dia. A deficiência desses nutrientes leva (e muito) ao enfraquecimento dos fios.
Segundo trabalho postado no Clinical and Experimental Dermatology, status sanguíneos de ferritina (seu estoque de ferro no fígado) abaixo de 70 ug /L pode levar ao aumento de queda de cabelo.



6.Berries
Blueberries, morangos, mirtilos, amoras, são ricas em vitamina C e outros potentes antioxidantes que são fundamentais para a circulação de sangue no couro cabeludo, carregando mais nutrientes.
Outras opções: tomate cru, kiwi, goiaba vermelha, goji berrie, uva vermelha, suco de uva (preferência em versão orgânica).


Consulte sempre um Nutricionista, dermatologista e cabeleireiro, para que seus fios continuem sempre saudáveis ;)

Beijos, Ju =)

fonte: prisciladicieiro.com e www.hpbiotin.com/wp content/uploads/2013/02/beslenme-ve-sac.pdf

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Você sabia??? Kani é tudo...menos carne de siri

Olá pessoal, li essa reportagem (revista galileu) e resolvi compartilhar com vocês...a gente super acha que quando comemos sushis de kani estamos sendo super saudáveis né?! Afinal, kani é carne de siri certo? Errado...abaixo o trecho da revista...rsrsrs...





Carne de siri que é feita de todo o resto que há no mar, menos siri

Ele é a estrela do restaurante japonês: o kani é o coringa dos sushis mais sem-graça da bandeja. É usado também em saladas orientais e até como snack. O kani, como se sabe, é feito de carne de siri processada. Só que não. Carne de siri de verdade é cara - e o kani que conhecemos certamente não seria tão abundante assim se esse não fosse o caso. A principal matéria prima do kani é o surimi, uma massa feita de carnes de diferentes tipos de pescados e misturada com coisas como amido de trigo, clara de ovo, açúcar, extrato de algas, extratos aromatizantes de caranguejo e lagostas, sal, vinho de arroz e até glutamato monossódico, uma substância difícil de ser metabolizada pelo corpo e que pode até causar câncer. O pigmento rosa? É Colchonilla, um corante alimentício avermelhado que é obtido esmagando-se um inseto vermelho de mesmo nome.

fonte: revista galileu



Portanto pessoal, cuidado com o que parece saudável...mas não é ;)


Beijos, Ju =)