segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dieta Zero Carboidrato: funciona ou não?

Dieta das gorduras, das proteínas, da USP, da sopa, da lua etc etc etc. Muitos são os nomes das dietas da moda, e atualmente estamos ouvindo falar muitooo na dieta zero carboidrato. Afinal, ela funciona ou não? É a melhor saída pra quem quer emagrecer? Vamos entender alguns pontos então.


=> O carboidrato é a primeira fonte de energia utilizada pelo corpo, excluindo ou diminuindo o consumo desse nutriente, o organismo passa a utilizar a proteína (simmm, aquela proteína muscular que você se mata na academia para adquirir) e a gordura como energia, alterando o metabolismo dos carboidratos.

=> Muitas pessoas aumentam o consumo de proteína e gordura já que excluem as fontes de carboidrato, e isso pode trazer vários prejuízos a saúde, pois, consumir uma grande quantidade de proteína pode comprometer os rins. Já o consumo de gorduras (não precisa nem falar né), pode aumentar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue elevando as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

=> O cérebro precisa do carboidrato diariamanente, a falta do mesmo então pode comprometer a integridade do sistema nervoso central. além disso a maioria das pessoas que fazem esse tipo de dieta notam alterações de humor, impaciência, irritabilidade e outras sensações desagradáveis (tontura, fraqueza e até desmaios).


Geralmente, se essa dieta for feita por um período superior a 15 dias, assim que o estoque de carboidratos se esgotar, nosso organismo iniciará um processo chamado de cetogênese, no qual ocorre a produção dos corpos cetônicos, responsáveis por gerar energia a partir da quebra dos ácidos graxos (gorduras), com isso o corpo começa a se utilizar dos estoques de gordura para obter essa energia que lhes falta. Oraaaa, então eis a solução pros meus problemassss!!!


Infelizmente não é essa maravilha toda, o resultado final desse processo leva ao acúmulo dos corpos cetônicos, que chamamos de cetoacidose (o hálito fica com cheiro semelhante ao da acetona), deixando o sangue ácido, ou seja, com o pH mais baixo do que o normal. Essa acidez é extremamente desfavorável para o organismo, porque a maioria das reações que acontecem a cada segundo em nossas células, depende de uma faixa muito estreita de pH, e isso significa que o grau de acidez não pode variar muito.

Portanto pessoal, para que o nosso corpo trabalhe corretamente, é preciso ter uma alimentação balanceada, com qualidade e na quantidade adequada. Restringir ou excluir o carboidrato, ou qualquer outro nutriente da nossa alimentação significa comer de forma desequilibrada. Podemos até ter algum resultado no início, mas depois de um tempo, as consequências são desastrosas, pensem nisso ;)






Beijos, Ju =)



terça-feira, 11 de junho de 2013

Alimentos Afrodisíacos para "esquentar" o Dia dos Namorados

Para entrar no clima do dia dos namorados, vamos relembrar quais são os alimentos que servem para dar aquela "esquentada" no jantar a dois de amanhã?!! Abaixo, alguns desses super alimentos e suas principais funções ;)



Ostras: fonte de zinco que é essencial para a funcionamento dos hormônios masculinos e femininos.

Pimenta: aumenta a frequência cardíaca e a circulação sanguínea, ela contém capsaicina que é responsável pelos efeitos semelhantes àquelas vivenciadas quando fazemos sexo, além de ser um ótimo analgésico.

Gengibre: estimula também o sistema circulatório.

Chocolate: faz liberar a serotonina, substância química que causa "bem-estar", a mesma que o nosso cérebro normalmente libera quando estamos felizes ou apaixonados, ou seja, o chocolate causa a mesma euforia que sentimos quando estamos amando.




Morango, baunilha e canela: pelos seus aromas, estimulam nossos sentidos.

Banana: rica em potássio e vitaminas do complexo B que são necessárias para a produção de hormônios sexuais.

Manjericão: também melhora a circulação sanguínea

Mel: rico em vitaminas do complexo B (necessárias p/ a produção de testosterona) e em boro (substância que ajuda o organismo a metabolizar e usar o estrogênio - hormônio feminino).

Amendoim: rico em vit B3, também ajuda na vasodilatação sanguínea.

Romã: rica em polifenóis que ajudam na circulação sanguínea.

Vinho: também rico em polifenóis, auxilia na conquista e sustentação da libido.

Exceto as ostras, os demais ingredientes estão fáceis de inserir no cardápio de amanhã não?!!

Boa diversão a todos!!! ;)





Beijos, Ju  S2




quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mingau de Aveia sem lactose

Nos dias mais fresquinhos, nada mais gostoso que uma comidinha quentinha não é? E o mingau é uma opção deliciosa..acho que é porque tem sabor de infância hehehe. Essa receita vi há algum tempo na internet e achei bem legal, e ontem, resolvi testá-la. Além de saudável, ela serve também para pessoas que tem intolerância a lactose. 

Na receita vai a aveia, que todo mundo já ta careca de saber dos seus benefícios, principalmente as fibras que atuam diretamente no bom funcionamento gastrointestinal, leite de coco (substituindo o leite de vaca) que possui gorduras do bem e ainda ajuda dar saciedade, tem também banana que é uma das frutas que mais gosto, é energética e tem uma série de vitaminas e minerais, e de quebra ajuda a adoçar o mingau. Por último o mel pra dar aquele docinho e que também tem diversas propriedades terapêuticas (atividades antimicrobianas, antissépticas, antibacterianas, fungicidas e cicatrizantes) e a canela pra arrematar, trazendo sabor e dando aquela acelerada no metabolismo além de manter a glicemia mais baixa. 

Não é um super mingau??? Vamos a receita então...

Ingredientes

2 colheres sopa de aveia em flocos
1 banana
2 col sopa de leite de coco
3 col sopa de água filtrada
Mel a gosto (2 col chá já adoçam bem)
Canela a gosto

Modo de preparo: Bata no liquidificador a aveia, o leite de coco e a água. Depois, leve ao fogo até engrossar. Por último acrescente o mel e a canela.


Bom apetite!



Beijos, Ju =)









segunda-feira, 3 de junho de 2013

Goji Berry - A frutinha "superpoderosa" do momento


Em se tratando de nutrição, muitas são as novidades de "alimentos super poderosos" que surgem a todo momento, e a bola da vez agora é a Goji Berry, uma frutinha originária do Sul da Ásia, de sabor doce com azedo que oferece diversos benefícios a saúde. Abaixo, algumas de suas propriedades:

- Rica em vitamina C, cerca de 50 vezes mais do que a quantidade encontrada na laranja;
- Antioxidante, participando de inúmeras funções metabólicas no organismo;
- 18 Aminoácidos (incluindo os 8 essenciais necessários para construir proteína;
- Vitamina B1, B2, B3, B6, E;
- 21 minerais (incluindo zinco, cálcio, potássio, selênio etc);
- Ácidos graxos essenciais;
- Agentes antiinflamatórios;
- Rica em fibras.

Todas essas substâncias fazem com que essa frutinha nos ofereça mais alguns benefícios:

- Fornecimento de energia;
- Diminuição do colesterol;
- Prevenção de envelhecimento precoce da pele;
- Controle de níveis hormonais;
- Melhora do sistema imunológico;
- Melhora da função gastrointestinal;
- Baixo índice glicêmico.

Geralmente, a goji berry é encontrada mais facilmente na forma seca (forma mais recomentada, por conter todas as vitaminas, minerais e antioxidantes) e pode ser consumida pura, batida com suco, água de coco, leite, iogurte ou onde mais preferir. Por ser rica em fibras, ajuda a saciar a fome e controlar o apetite. 1 col sopa tem em média 50 kcal. 




Recomendação diária: 

- 15 a 45g/dia (entre 1/2 e 1 copinho de café);

O ideal é não aquecer as frutinhas para não oxidar a vitamina C.

Eu ainda não experimentei, mas estou curiosa. Aqui em Rondônia é mais difícil de encontra-la, mas já da para comprar em sites de alimentos naturais.



Beijos, Ju =)