quarta-feira, 22 de maio de 2013

Gergelim: a sementinha do bem

Ninguém imagina, mas o gergelim é uma das melhores fontes de cálcio (28g tem 273mg de cálcio). É também  rico em gorduras do bem que ajudam na produção de hormônios e moléculas antiinflamatórias. 

Uma dessas gordurinhas, temos a lecitina que ajuda no controle do nosso sistema nervoso. Essa sementinha ainda tem vitamina E (antioxidante) e metionina, que é um aminoácido que ajuda na desintoxicação do fígado. Ainda tem ferro, magnésio, fósforo, cobre e cromo. E pra fechar com chave de ouro, o gergelim também é fonte de mucilagem, um tipo de fibra que ajuda no bom funcionamento do intestino. Bom demais não?!



DICA: Torre as sementinhas (para torrar, só colocar o gergelim numa frigideira antiaderente e ir mexendo até ele ficar douradinho), e coloque em um pote de vidro pra ir usando como quiser: na salada, sucos, frutas etc.

Outra dica é fazer o gersal (gergelim + sal marinho):

- 6 colheres sopa de gergelim torrado;
- 2 colheres chá de sal marinho;

Modo de preparo: coloque o sal e o gergelim no liquidificador e bata até ficar bem triturado e misturado. Depois de pronto, coloque em um vidrinho com tampa.   




Aproveitem todos esses benefícios dessa sementinha ;)

Beijos, Ju =)





quarta-feira, 15 de maio de 2013

Tomar líquido durante a refeição engorda?

Muitas pessoas tem essa dúvida, mas afinal, engorda ou não? 

Não. Mas traz alguns malefícios para o processo de digestão, pois, com a ingestão de líquidos o suco gástrico será diluído. 



O suco gástrico é formado por:

Ácido clorídrico: têm a função de reduzir o pH do estômago para deixá-lo ácido, para que a,

Enzima digestiva: seja convertida de pepsinogênio (desativada) para pepsina (ativada);

Muco gástrico: serve para proteger o estômago da ação do ácido e da pepsina;

Fator Intrínseco: serve para formar um complexo com a Vit. B12, para que essa possa ser absorvida.

Essa diluição que os líquidos fazem com o suco gástrico faz com que o pH aumente, aí o corpo tem que aumentar o seu trabalho para produzir mais ácido para o pH baixar e ativar o pepsinogênio e completar a digestão. E isso tudo tem como consequência a indigestão que resulta numa indisposição e cansaço.

O alto volume de líquido também dilata o estômago, o que faz com que os sinais que enviamos para o cérebro avisando que estamos satisfeitos fique prejudicado, fazendo com que cada vez mais ele se acostume a se saciar com o estômago cada vez mais dilatado.




O excesso de líquidos no estômago também pode levar a uma gastrite por dificultar a digestão. 

Mas tem as exceções  Em casos de pessoas com a produção de saliva prejudicada devido ao tratamento quimioterápico/radioterápico ou uso de alguns medicamentos para tratamento de depressão, é aconselhado consumir líquidos ao longo da refeição para facilitar o processo de digestão.

A saliva possui também várias enzimas digestivas (sim, a digestão começa pela boca). A água ou o suco não possuem essas enzimas, por isso eles não substituem a salivação que é ativada pela mastigação, por isso é tão importante mastigar bem os alimentos viu pessoal. 

DICA: Uma ingestão de até no máximo 200ml de líquidos não prejudica a digestão, mas o ideal é que se consuma sucos naturais e não bebidas alcóolicas ou gaseificadas. E jamais use o suco/água como coadjuvante da mastigação. 




Beijos, Ju =)

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Peito de Peru: vilão ou mocinho?

Bom gente, essa é a dúvida que não quer calar: afinal, peito de peru é saudável ou não? Vamos a resposta então?!!

Se fosse para consumir o peito de peru de fato como consumimos o peito de frango sim, porém o que facilmente encontramos no mercado e normalmente consumimos é o peito de peru processado fatiado, esse sim é vilão pois, apesar de ser uma carne magra (pouca gordura), não deixa de ser um embutido assim como a mortadela, presunto, salame etc, e portanto é riquíssimo em sal (que nos faz inchar por reter líquidos) e aditivos químicos como conservantes, corantes e realçadores de sabor.



Estamos carecas de saber que o consumo exagerado dessas substâncias pode desencadear hipertensão arterial, retenção líquida e pesquisas recentes indicam que podem levar até ao surgimento de câncer. Oh céus, vou morrer de câncer por comer peito de peru então??? Não é bem assim também hehehe, o ideal seria comer só de vez em quando, e não todos os dias. Portanto a palavra chave é: MODERAÇÃO E EQUILÍBRIO sempre ;)




DICA => Uma boa opção de variação e substituição mais saudável desse embutido seria a sardinha e atum em lata (melhor ainda se for na versão "conservados em água"). Esses dois peixes são fontes de proteína de alta qualidade, além de diversas vitaminas, minerais e ômega 3.





Beijos, Ju =)