segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dieta Zero Carboidrato: funciona ou não?

Dieta das gorduras, das proteínas, da USP, da sopa, da lua etc etc etc. Muitos são os nomes das dietas da moda, e atualmente estamos ouvindo falar muitooo na dieta zero carboidrato. Afinal, ela funciona ou não? É a melhor saída pra quem quer emagrecer? Vamos entender alguns pontos então.


=> O carboidrato é a primeira fonte de energia utilizada pelo corpo, excluindo ou diminuindo o consumo desse nutriente, o organismo passa a utilizar a proteína (simmm, aquela proteína muscular que você se mata na academia para adquirir) e a gordura como energia, alterando o metabolismo dos carboidratos.

=> Muitas pessoas aumentam o consumo de proteína e gordura já que excluem as fontes de carboidrato, e isso pode trazer vários prejuízos a saúde, pois, consumir uma grande quantidade de proteína pode comprometer os rins. Já o consumo de gorduras (não precisa nem falar né), pode aumentar os níveis de colesterol e triglicérides no sangue elevando as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

=> O cérebro precisa do carboidrato diariamanente, a falta do mesmo então pode comprometer a integridade do sistema nervoso central. além disso a maioria das pessoas que fazem esse tipo de dieta notam alterações de humor, impaciência, irritabilidade e outras sensações desagradáveis (tontura, fraqueza e até desmaios).


Geralmente, se essa dieta for feita por um período superior a 15 dias, assim que o estoque de carboidratos se esgotar, nosso organismo iniciará um processo chamado de cetogênese, no qual ocorre a produção dos corpos cetônicos, responsáveis por gerar energia a partir da quebra dos ácidos graxos (gorduras), com isso o corpo começa a se utilizar dos estoques de gordura para obter essa energia que lhes falta. Oraaaa, então eis a solução pros meus problemassss!!!


Infelizmente não é essa maravilha toda, o resultado final desse processo leva ao acúmulo dos corpos cetônicos, que chamamos de cetoacidose (o hálito fica com cheiro semelhante ao da acetona), deixando o sangue ácido, ou seja, com o pH mais baixo do que o normal. Essa acidez é extremamente desfavorável para o organismo, porque a maioria das reações que acontecem a cada segundo em nossas células, depende de uma faixa muito estreita de pH, e isso significa que o grau de acidez não pode variar muito.

Portanto pessoal, para que o nosso corpo trabalhe corretamente, é preciso ter uma alimentação balanceada, com qualidade e na quantidade adequada. Restringir ou excluir o carboidrato, ou qualquer outro nutriente da nossa alimentação significa comer de forma desequilibrada. Podemos até ter algum resultado no início, mas depois de um tempo, as consequências são desastrosas, pensem nisso ;)






Beijos, Ju =)



Nenhum comentário:

Postar um comentário