sexta-feira, 15 de março de 2013

Adoçantes, sim ou não?

Muitas pessoas  tem dúvidas se devem ou não fazerem uso dos adoçantes, qual usar (porque existem váriosss tiposss), e minha resposta é: depende rsrsrs. Tudo vai depender da situação, e quadro clínico de cada um pessoal (por exemplo: alguns tipos de adoçantes não são recomentados para hipertensos, ou que tenham alguma insuficiencia renal). Por isso a importância de procurar um profissional, só ele sabe o que será bom ou não pra cada um.




Muitos estudos são feitos sobre os adoçantes, se realmente causam câncer etc. Porem, nenhum ainda é tão conclusivo e absoluto, apenas mostraram sim que o uso abusivo e a longo prazo podem trazer vários malefícios a nossa saúde, e que em sua maioria, não são metabolizados pelo nosso corpo, que o reconhece como toxina, por isso vale sempre o equilíbrio (nada que é demais faz bem né gente).


Sou a favor de se evitar adoçantes (principalmente indivíduos que só fazem uso dos mesmos pensando nas benditas kcal rsrs), o ideal é conseguirmos acostumar o paladar ao gosto natural dos alimentos, mas claaaaro que tem alguns que realente necessitam serem adoçados, aí cada caso é um caso, pode-se adoçar de forma mais natural usando o mel, melado, açúcar mascavo e o adoçante que poderia ser classificado como menos pior, é o stévia, por ser natural, derivado de uma planta (isso é uma opinião minha tá gente, não sou a verdade absoluta até porque os estudos científicos estão sempre em constantes mudanças). Por isso temos que ter o cuidado, não só com o adoçante em si, mas todos os produtos alimentícios que contenham esses adoçantes (diets e lights).
















































Abaixo, a tabela que representa os tipos de adoçantes comumente usados no Brasil com a dose máxima e Instituição oficial que liberou para o consumo.





Não gosto de radicalismos, mas também não sou a favor do uso indiscriminado de produtos que contenham adoçantes e consequentemente possuem baixo valor calórico (como os diets e lights). Temos que parar um pouco com essa neura de olhar só as kcal dos alimentos e sim, passar a pensar no valor nutricional que ele agrega, aí entra aquela velha história do "mas um copo de refri zero tem 0 kcal enquanto um copo de suco de laranja tem 1234589 kcal!!! E o valor nutricional que esse suco possui minha gente? Fibras, vitaminas, minerais etc etc etc. Não é um copo de suco que vai causar aumento de peso, e sim, o que se é consumido ao longo do dia, da semana...da vida. Por isso, um padrão de alimentação saudável e prática de atividades físicas continuam sendo os principais aliados para um peso saudável. 


Beijos, Ju =)












Nenhum comentário:

Postar um comentário