quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Smoothie de Banana e Cacau

Cada vez mais os smoothies vem ganhando preferência juntamente com sucos funcionais e vitaminas de frutas. Mas o que é o smoothie? Nada mais que uma bebida de textura cremosa, bem geladinha, feita a base de frutas naturais congeladas, superrrr fácil de fazer, e pode ser uma ótima opção para um lanche da tarde refrescante ;)

Vamos a receitinha então de um smoothie bemmm gostoso pra quem é fã de chocolate ;)

Ingredientes:

- 1 banana descascada congelada (pode usar 2 se quiser)
- 200ml de leite desnatado
- 2 col sobremesa de cacau em pó
- 1 col sopa de mel
- 1 col de chia hidratada (pode usar no lugar da chia amêndoas, castanhas etc)
- 5 cubos de gelo


Modo de fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. (No final, acrescentei uma pitada de canela também.) 




Essa receita de smoothie combina os antioxidantes do cacau com a chia, mais fibras e minerais, assim temos efeitos protetores contra o envelhecimento e manutenção das funções gastrointestinais. 


Beijos, Ju =)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Por que devemos deixar grãos, sementes e castanhas de molho?



A maioria dos grãos, sementes e castanhas contém em suas camadas mais externas, uma substância chamada ácido fítico (também conhecido como fitato - é uma forma utilizada pelas plantas para armazenamento de fósforo). O fitato é considerado fator antinutricional devido à sua propriedade de associar-se a alguns minerais, como cálcio, zinco, fósforo, ferro, cobre, e também a algumas proteínas, formando complexos insolúveis e diminuindo sua biodisponibilidade. 





Uma das maneiras mais simples de diminuir a quantidade de fitatos dos grãos é deixá-los de molho em água (de preferência morna) e meio ácido (gotinhas de limão ou vinagre) antes de cozinha-los (mínimo de 7 horas de molho). No caso de castanhas e demais frutos secos, estudos atuais mostram que deixar de molho por um período longo (no mínimo 8h) e depois secá-los em forno com temperatura mínima por mais longas horas. Esse processo permite que enzimas e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. 




Essa simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais, neutralizando inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes, e predispondo a produção de numerosas enzimas benéficas, facilitando a digestão e diminuindo principalmente a possibilidade de gases e demais desconfortos gastrointestinais. 



Beijos, Ju =)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A importância de se comer de 3 em 3 horas


“Por que é que Nutricionistas tem a mania de mandar a gente comer de 3 em 3 horas?”  Vou tentar ser o mais clara e simples possível na resposta ok?!

O grande objetivo disso é manter o metabolismo ativo, ou seja, trabalhando e conseqüentemente queimando calorias. Nosso corpo precisa de energia para manter suas funções vitais, e nossa principal fonte de energia são os carboidratos (que após serem ingeridos,se transformam em glicose). 


Se ficarmos horas em jejum, nosso organismo “subentende” que precisa diminuir o ritmo de trabalho para poupar essas funções vitais e com isso gastamos muito menos energia. Quando se tem a queda brusca da glicemia entramos num quadro que chamamos de hipoglicemia (geralmente ocorre quando ficamos várias horas sem se alimentar), e nessa situação nosso corpo não consegue queimar gordura e para se manter passa a queimar proteína (músculos), para garantir a manutenção das funções vitais. E o que menos queremos perder nessa altura do campeonato é a nossa massa muscular (massa magra), conquistada com tantooo suor né hehehe.

Então, não se esqueçam de carregar os lanchinhos para onde forem pessoal, as lancheirinhas térmicas são as “it bags” do momento, ainda não tenho uma dessas, mas já quero muito hahaha. Dêem uma olhada nessas aqui que lindas ;) 

No decorrer do blog estarei dando também dicas para esses lanchinhos intermediários.

Beijos, Ju =)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Bem Vindos ao Blog

Olá pessoal, enfim resolvi fazer um blog (na verdade foram algumas pessoas que me incentivaram, thanks meninas) para poder compartilhar, trocar informações e porque não aprender também mais e mais sobre um assunto que todo mundo tem total interesse: Nutrição, Vida Saudável, Alimentação etc.


Vou fazer uma breve biografia, mas antes, preciso confessar uma coisa: Nutricionista come (simmm, somos humanos) e nós gostamos de comer, e BEM, NÃO vivemos de ar como muita gente imagina. Assim como já falei no meu perfil, gosto de seguir a seguinte filosofia: Comida, antes de ser fonte de nutrientes, é fonte de prazer (e assim deve ser sempre). É o momento no qual confraternizamos, socializamos e isso é importante para a vida (não concebo a ideia de pessoas deixarem de sair porque estão de "dieta"). 


Voltando a biografia...Meu nome é Juliana Aguiar Esteves, tenho 29 anos, sou rondoniense, mas minha formação acadêmica foi em Maringá-PR, em 2006 voltei pra Rondônia para exercer minha profissão. Desde o início atuo na área clínica (minha especialidade) atendendo gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos. A nutrição clínica é uma área bem bacana, pois possibilita ajudarmos pessoas em diferentes situações, o que nos requer bastante cuidado e atualização em tudo o que envolve a alimentação. 

Adoro as redes sociais, essa aproximação e troca de informações que ela nos possibilita, e é também na internet que busco sempre me atualizar e me inspirar dentro da minha área de atuação. 

Bom, chega de blábláblá que já falei demais e daqui a pouco ninguém vai mais ler. Sejam bem vindos ao blog e espero poder compartilhar informações de maneira simples, sem muita técnica para não ficar chato e cansativo de ler. Se tiverem dúvidas e sugestões, fiquem a vontade em enviar.

Beijos, Ju.