terça-feira, 9 de setembro de 2014

CRUDITÉS - APERITIVOS DE VEGETAIS SAUDÁVEIS

Alguém aí já ouviu falar em crudités?? Talvez por nome alguns desconheçam, mas com certeza já viram algo parecido em algum almoço ou jantar, ou até pela internet mesmo. 


Crudités é uma palavra francesa que significa vegetais crus, são aperitivos tradicionais servidos na França que nada mais são que legumes crus (ou nem sempre) cortados em tiras com tamanho e espessura parecidas que devem corresponder a apenas uma ou duas mordidas, justamente para ser prático e fácil de comer, sem precisar usar os talheres. 


Geralmente os vegetais usados pra fazer esse aperitivo são: cenoura, aipo, pepino, pimentões, abobrinha etc. E também alguns que não precisam ser cortados como: aspargos, brócolis, couve-flor, tomatinho cereja, azeitonas etc. São geralmente servidos com algum molho: molho pesto, pasta de atum, pasta de tomate seco, patê de azeitonas, pasta de berinejla, molhos com iogurte etc...


Abaixo algumas fotos para servirem de inspiração =)








Os crudités além de gostosos e saudáveis, servem não só de aperitivos como também para embelezar a mesa de almoços e jantares informais. São ou não são umas belezuras (e gostosuras) essas fotos?!



Beijos, Ju =)

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Flor de Sal

Você sabia que o sal é um nutriente essencial, pro nosso corpo? O sal as vezes é acompanhado de uma má fama que nem sempre se justifica. Claro que seu consumo exagerado traz riscos a saúde, porém nosso corpo necessita de sódio e de cloro para sobreviver. Ele é tão importante, que nosso organismo possui um receptor gustativo só pra ele, portanto o sal constitui um dos pilares na formação do paladar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, um adulto deve consumir no máximo 6g de sal por dia (equivalente a 1 col chá ou 2,4g sódio), portanto, olho no rótulo dos alimentos industrializados.

Mas o assunto aqui hoje é sobre a flor de sal. Alguém aí já ouviu falar? Afinal, o que é e para que serve esse sal?


Vou falar sobre o sal de Guérande (que é um tipo de flor de sal) que já fiz uso em casa, mas existem diversas outras marcas, dependendo da região de extração desse sal.

“A flor de sal é uma fina película que se deposita na superfície das salinas e, através de uma técnica milenar, é colhida manualmente. É extraída, principalmente, nas salinas francesas. Já no Brasil pode ser encontrada no Rio Grande do Norte, nas salinas de Mossoró. Na França, o sal é extraído há 2.700 anos, na península de Guérande, próximo ao foz do Loire. Antigamente, eram colocados em fornos com gamelas de barro cheias de água salgada para que a líquido evaporasse e sobrasse apenas o composto.


Durante a época da recolha, de junho a setembro, o salineiro puxa o sal para a margem, diariamente, e retira-o com a ajuda de um comprido engaço. A colheita principal consiste em grandes cristais cinzentos uniformes, depois encontra-se uma capa de finos cristais brancos. 

A península de Guérande produz 83% do sal extraído do Atlântico de forma exclusivamente artesanal. Há outras salinas também, como Ile de Re, de Noirmoutier e D'Oleron.”

Considerado uma preciosidade cobiçada por chefes de cozinha e gourmets de todo o mundo, esse sal marinho dá um sabor inigualável aos pratos, sem contar suas inúmeras propriedades. 

Sem refinamentos e aditivos (o sal de verdade não precisa de aditivos), ele é fonte natural de potássio, cálcio, cobre, zinco, magnésio e, o principal iodo (orgânico), ao contrário do sal refinado comum que precisa e é obrigatório por lei ser adicionado de iodo (inorgânico nesse caso, que não é nem bem aproveitado pelo nosso organismo). Resumindo, esse sal já tem todo o iodo que precisamos para o bom funcionamento do nosso organismo. 


Pode-se usar para temperar saladas e diversas preparações...seu sabor é mais concentrado, portante não é necessário usar grandes quantidades.


Infelizmente o preço desse sal é literalmente "salgado" hehe, mas vale muito a pena pelas inúmeras vantagens nutricionais que ele possui, e também, usando adequadamente, ele dura bastante...



Beijos, Ju =)







segunda-feira, 21 de abril de 2014

Ovo de Páscoa: Comer tudo de uma vez ou comer pequenas porções ao longo dos dias?

Depois da páscoa vem aquela dúvida cruel: comer todo o ovo de páscoa e demais chocolates ganhos no mesmo dia pra se "livrar" deles (e das temidas calorias logo) ou comer pedacinhos durante a semana? Bom gente, acho que a maioria vai saber a resposta né? Acertou quem respondeu que a melhor opção seria quebrar o ovo em pedacinhos e se esforçar pra comer 25g, 30g por dia, até acabar ;)
Comer um ovo inteiro e adicionar quase 1000 kcal no dia não seria a melhor opção mesmo né rsrs?!



E tem algum horário melhor pra comer o chocolate? Sim, alguns estudos recentes mostram que, se consumido pela manhã em jejum, o chocolate ameniza a produção de cortisol, hormônio que estimula a retenção de líquido e o acúmulo de gordura no abdômen, e a tarde, naquele horário de 17h, 18h, onde temos a queda da serotonina (neurotransmissor responsável pela liberação de hormônios ligados ao humor, ansiedade, saciedade e muitos outros) e o aumento do cortisol, que é o hormônio responsável também pelo estresse...aí o chocolate entra em cena para trazer mais bem estar e deixar todo mundo calminho, calminho ;)



Pra melhorar ainda mais o consumo do chocolate e ter seus reais benefícios (que são muitos e a maioria já conhece), o ideal seria optar pelas versões com 60% ou mais de cacau, e outra opção bacana seria adicionar esses pedacinhos do seu ovo de páscoa nas frutas (ou também derretido), saladas de frutas, iogurtes etc #ficaadica ;)


































Beijos, e aproveitem bem os chocolates, 

Ju =)




sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

DICAS DE ALIMENTOS TERMOGÊNICOS - VALE A PENA RELEMBRAR SEMPRE


Existem alimentos que estimulam um gasto energético maior, justamento por serem alimentos chamados ergogênicos, que auxiliam a entrada de combustível nas células, aumentando a temperatura do corpo e, consequentemente, estimulam o uso da gordura pra suprir esta demanda aumentada.

Todo esse processo, ajuda no emagrecimento de forma significativa, principalmente para aqueles que praticam alguma atividade física, pois, se consumidos corretamente, esses alimentos aumentam a queima de gordura e faz com que isso ocorra por mais tempo, mesmo após a finalização do exercício. 


Abaixo, os principais alimentos com ação termogênica comprovada através de estudos:
- Pimenta vermelha: Contém capsaicina, que desempenha ação termogênica, auxiliando no controle de peso e retirada de gordura das artérias. Aumenta temperatura corporal e acelera circulação;

- Café e guaraná em pó: Estimulantes naturais, mantém o corpo em estado de alerta e evita a fadiga muscular. Ação digestiva e diurética. No caso do guaraná em pó, ele pode ser usado em sucos e basta 1 colher de chá para ter esse efeito;

- Chá verde: Possui cafeína e catequinas, auxiliando a utilização de gordura como fonte de energia e evita a retenção de líquidos por ser diurético. Para ter esse efeito, deve ser com a erva feita em infusão (ferver a água, desligar o fogo, colocar a erva e tampar para abafar e as propriedades se desprenderem da erva e passarem para a água);

- Gengibre (tanto em pó, quanto natural): Seu consumo regular (tanto em pó, quanto natural) ajuda a acelerar o metabolismo e também favorece a digestão;

- Canela (em pau ou em pó): Tem ação digestiva, estimulante e antioxidante;

- Óleo de coco: Estimula o metabolismo devido ser um tipo de gordura de rápida absorção e utilização pelo organismo como fonte de energia, melhora função intestinal e possui ação antioxidante;

- Alimentos ricos em Ômega 3 como salmão, sardinha, linhaça e chia: Estimula o metabolismo, regulariza o intestino, aumenta defesa do organismo e previne o envelhecimento celular.

Hortelã – pode ser consumido numa preparação ou num suco ou ainda como chá.

- Mate – deve ser, assim como o chá verde, a erva seca. Após o preparo, pode armazenar por até 1 dia sem perder os benefícios;



Todos os alimentos citados, além de termogênicos, são muito saudáveis já que não são industrializados e são naturalmente ricos em nutrientes que só vão complementar a dieta...

MAS ATENÇÃO => Evitem consumir estes alimentos próximo ao horário de dormir, pois podem atrapalhar a qualidade do sono que é tão fundamental também para o metabolismo ficar em equilíbrio. Pessoas com hipertensão, gastrite crônica, insônia, hemorroidas ou enxaquecas, devem usar esses alimentos com acompanhamento de um profissional para não prejudicarem a saúde. Alguns alimentos como o café por exemplo, devem ser consumidos com moderação por pessoas que apresentam problemas cardíacos pois, o alto teor de cafeína, faz aumentar os batimentos cardíacos.


É muito fácil incluir esses alimentos nas preparações do dia a dia...Veja alguns exemplos abaixo:


- Acrescente canela no leite, no iogurte, no cereal matinal e nas frutas;
- Substitua a manteiga, óleo vegetal ou margarina por óleo de coco na preparação de bolos, tortas e até refogados. A receita ficará muito mais saudável, saborosa e termogênica;

- Acrescente o gengibre cru em sucos e também ralado após finalizar a preparação de vegetais e frango;

- Use pimenta vermelha fresca nas refeições como condimento;

- Beba chá verde natural feito com a infusão da erva em água fervente ao longo do dia, não é interessante exceder a quantidade de 4 xícaras ao dia;

- Tome de 1 a 3 cafezinhos por dia, uma dica é tomar 1 café expresso antes do treino, aumenta a termogênese e você treinará com mais pique!

- Coma peixes no mínimo 3 vezes na semana, use linhaça e chia moídas como complemento alimentar sobre frutas, cereais e saladas e use diariamente um complemento de ômega 3 em cápsulas.
.


Beijos, Ju =)

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Lanches Divertidos para as Crianças

Uma ótima maneira de introduzir alimentos diferentes e saudáveis na rotina das crianças é tornar esse momento da refeição prazeroso e divertido, sem cair na monotonia... E como fazer isso?


As vezes é necessário criatividade por parte da mãe (ou de quem cuida) e tempo rsrsrs. Mas navegando na internet por esses dias, achei um site - esse aqui - que incentiva a alimentação saudável de crianças, montando diversos sanduíches saudáveis e divertidos...








...dessa forma, elas acabam experimentando novos sabores, aumentando assim a variedade de alimentos que normalmente consomem ;)





Aqui vão 2 moldes para poder montar os sanduíches divertidos clique aqui e aqui

Boa dica para as mamães experimentarem com seus pequenos ;P


Beijos, Ju =)

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Dieta Alcalina e Sua Importância

Alguém já deve ter ouvido falar em dieta alcalina...mas afinal, o que seria essa dieta e quais seus reais benefícios? Segue um trecho bem explicativo escrito por uma nutri especializada em nutrição esportiva...



Dieta Alcalina - por Priscila Diciero (nutricionista esportiva)

O pH de uma substância qualquer é medido em uma escala de 0 a 14, sendo que de 0 a 6 é chamado de ácido; 7 à 14, alcalino. O nosso corpo trabalha com o pH em torno de 7,3 a 7,4 (levemente alcalino), evitando o máximo, alterações, uma vez que, a não manutenção do pH sanguíneo é muito prejudicial, podendo levar o indivíduo ao hospital e até à morte.

O equilíbrio do pH sanguíneo é necessário para que nossas células mantenham o funcionamento adequado, conseguindo armazenar nutrientes e oxigênio para preservação de tecidos, órgãos, músculos e ossos. Uma pequena alteração do pH, tornando o sangue mais ácido (abaixo de 7,0), faz com que o mecanismo de trabalho celular fique comprometido, induzindo à processos inflamatórios, dificuldade de eliminar toxinas, aumento no ganho de peso, cansaço, fadiga, doenças cardíacas, osteoporose, envelhecimento precoce e até mesmo, o câncer.

E como ocorre a acidez em nosso organismo?

Situações como estresse, alimentação inadequada (principalmente o consumo de farinha branca, sal, açúcar, aditivos alimentares), falta de sono, poluição, uso de medicamentos, ansiedade podem induzir o organismo à acidez metabólica.

E qual a melhor maneira de manter nosso organismo mais alcalino?

Uma das principais formas é através da alimentação, adequando alimentos mais alcalinos e diminuindo o consumo de alimentos ácidos. A recomendação é que, pelo menos 70% da dieta sejam com alimentos alcalinos e, no máximo, 30% composta por ácidos. É preciso entender que não é a avaliação do teor de acidez do alimento antes da ingestão e sim, como ele se comporta após a absorção no corpo. Por exemplo: as frutas cítricas (sabor ácido) possuem efeito alcalino no organismo após sua ingestão.

Abaixo, segue uma indicação dos alimentos e seu pH:

  • muito alcalinos: ameixa umeboshi, missô, sal marinho, semente de abóbora sem sal, lentilha, brócolis, alga marinha, cebola, rabanete, inhame, batata, doce, laranja lima, nectarina, framboesa, melão, tangerina, abacaxi;
  • moderadamente alcalinos: canela, pimenta, alho, shoyo, castanha caju, salsa, couve, endívia, rúcula, mostarda (folha), laranja pera, amora, manga, limão;
  • pouco alcalinos: chá verde, vinagre de maçã, ovo codorna, amêndoa, gergelim, pimentão, nabo, couve-flor, repolho, berinjela, abóbora, batata, abacate, pera, maçã, papaya, pêssego;
  • muito pouco alcalinos: manteiga clarificada (ghee), quinua, arroz selvagem, aveia, óleo de coco, azeite extra-virgem, beterraba, alho-poro, quiabo, alface, banana, damasco, mirtilo;
  • muito pouco ácidos: figo, tâmara, coco, goiaba, abobrinha, espinafre, vagem, feijão, óleo girassol, arroz integral, peixes, ovo, queijo de cabra, iogurte, manteiga, mel, curry;
  • pouco ácidos: ameixa seca, ameixa vermelha, tomate, ervilha, acelga, feijão preto, tapioca, arroz branco, peru, carneiro, leite vaca, vinagre balsâmico, chá preto;
  • moderadamente ácidos: cenoura, grão-de-bico, amendoim, pecã, farelo aveia, milho, frango, porco, lula, queijo cottage, café, aspartame, sacarina, soja;
  • muito ácidos: farinha branca trigo, lagosta, carne vermelha, sorvete, queijos processados, vinagre branco, açúcar, cerveja, refrigerantes, sal refinado;

Abaixo, algumas dicas mais sobre alimentos detoxificantes, anti-inflamatórios, antioxidantes que também só trazem benefícios:
  • Água: hidratação e eliminação de substâncias tóxicas do organismo;
  • Brássicas (couve, brócolis, repolho): elimina toxinas do organismo;
  • Umeboshi: é uma ameixa em conserva, muito utilizada na culinária japonesa, devido aos seus efeitos terapêuticos. É um dos alimentos com alta propriedade alcalina. O gosto é salgado, parecido com azeitona, e a sugestão de consumo é picá-la e acrescentar na salada ou no arroz integral, por exemplo. Uma unidade por dia,associada à uma dieta saudável, revigora o organismo!
  • Gengibre, cúrcuma, azeite extra-virgem: ação anti-inflamatória;
  • Cereais integrais: fonte de antioxidantes, silício, rico em fibras melhoram a resistência à insulina e saciedade;
  • Leguminosas: alimentos ricos em fibras e de baixo IG;
  • Peixes, linhaça, chia: ricos em ômega 3 (anti-inflamatório);
  • Alimentos diuréticos e anti-inflamatórias: mamão, melancia, melão, limão, abacaxi, agrião, alface, pepino, salsa, salsão, hortelã, hibiscos;
  • Flavonóides melhoram a circulação e são anti-inflamatórios:
    • Quercetina: maçã, cebola, uva, morango, couve, brócolis, chá preto, grãos, nozes
    • Rutina: cebola, uva, maçã, tomate, feijão;
    • Resveratrol: uva roxa, vinho tinto;
  • Alimentos que modulam a secreção de estrógeno: brócolis, couve-flor, repolho, couve (possuem substância indol, que ajuda na modulação do metabolismo do estrogênio), amêndoas, nozes (ricos em AG insaturados que ajudam na formação de progesterona), linhaça, peixes e óleos linhaça (fonte de w-3 que auxilia a neutralizar o hormônio); alho, cebola, açafrão;
  • Silício: auxilia na síntese de colágeno e elastina, melhorando a elasticidade da pele e a permeabilidade capilar venosa e linfática, melhorando a lipólise no tecido adiposo, possui efeito antienvelhecimento (após os 30 anos, a quantidade de silício no organismo diminui), firmeza e sustentação. Alimentos que contem silício: aveia, arroz integral, cogumelo, cavalinha, algas;
  • Frutas vermelhas: melhoram a circulação sanguínea (antocianidinas) aumentam a permeabilidade linfática e microvascular por serem ricos em taninos e antioxidantes, os quais diminuem a peroxidação lipídica;
  • Fibras alimentares: reduzem o IG dos alimentos, estimula queima de gordura, melhora constipação intestinal (situação aumenta permeabilidade capilar);
  • Vitaminas E, C, A, betacaroteno, selênio, CoQ10: são antioxidantes que atuam protegendo a pele do envelhecimento;
  • Ácido lipoico, cromo, biotina: melhoram a resistência à insulina.

Beijos, Ju =)

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Bolinho de Caneca sem Leite e sem Ovo de Micro

Esses dias resolvi testar uma receitinha de bolinho de caneca saudável e bem fácil de fazer que vi na net há um tempo atrás...serve super bem p/ matar a vontade de um docinho ;)

Vamos a receitinha...


Ingredientes:

1 banana
2 colheres de sopa de aveia em flocos
1 colher de chá de canela
2 colheres de sopa de água
1 colher de café de fermento.

Obs: Na receita original vai 1 col de café de adoçante sucralose. Eu não uso e não gosto de prescrever aleatoriamente nenhum adoçante, portante fiz sem e no final coloquei um fio de mel, ficou muito bom ;)

Modo de Fazer: Misture no processador a banana, aveia e a canela. Quando formar uma massa, acrescentar as duas colheres de sopa de água e misture até que a água se integre à massa. Por fim, misturar o fermento. Levar ao micro (numa caneca ou potinho) por 2 min na potência alta.




Beijos, Ju =)