segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Simpatias (saudáveis) para o Ano Novo!

Acreditando ou não, quase todo mundo acaba fazendo alguma simpatia na virada do ano não é? Pois bem, aqui vão algumas simpatias bem fáceis de fazer e de quebra saudáveis (algumas com moderação claro) para um Novo Ano cheio de prosperidade ;)

Comer 12 uvas na virada: Quando virar meia noite, coma 12 uvas – uma para cada mês do ano. Como o cacho é sempre cheio e frondoso, dizem que atrai riqueza!



Comer Lentilhas: Dizem que uma colher de lentilha na ceia da virada é garantia de um ano com mesa e carteira fartas. 

Romã : Por causa da grande quantidade de sementes, a fruta é historicamente associada à fecundidade, à riqueza e também à paixão. Segundo a mitologia greco-romana, Perséfane, quando come a romã, se torna prisioneira do amor. Para os judeus, o fruto é símbolo de realizações. Portanto, se o objetivo for atrair dinheiro, coma uma romã em sete pedaços e guarde as sementes dentro da carteira durante o ano todo. Outro ritual é segurar três sementes da fruta nos dentes, quando der meia-noite, e pedir dinheiro para o ano seguinte. 

Frutas secas : Para os romanos, cada tipo de fruto seco é imbuído de significado: as nozes estão relacionadas à prosperidade, a avelã à fartura de alimentos e as amêndoas à proteção dos efeitos do álcool. 


Coma peixes: Na ceia da virada, a tradição popular manda evitar o consumo de aves como galinha e peru, pois elas ciscam para trás, o que indicaria regresso e atraso de vida. Caranguejo também é vetado pelo mesmo motivo (o animal anda para trás). Porco ou leitão (procure consumir as partes mais magras) são os mais indicados para a data. Como fuçam e empurram a terra para frente, são relacionados à prosperidade. Peixe é outra opção (bem mais saudável), uma vez que nada para frente.



Vinho e champanhe (beba com moderação): Por serem feitos a partir da uva, que, segundo a crença, atrai sorte e prosperidade, as duas bebidas não podem faltar na ceia de Ano Novo. Dê três pulinhos com uma taça de champanhe na mão, sem derramar nenhuma gota, e jogue toda a bebida para trás. Dessa forma, reza a lenda que tudo o que for ruim fica no passado. Quanto ao brinde, ele deve ser feito em taças de cristal, que purificam as energias.

Verdade ou não...não custa nada fazer né ;)

Um Feliz Ano Novo, e que 2014 traga muitas alegrias e realizações a todos nós!!!

Beijos, Ju =)




segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Como evitar inchaços


Estava lendo umas revistas (Boa Forma, Corpo a Corpo etc) por esses dias, e achei algumas dessas dicas bem bacanas para compartilhar por aqui no blog, já que as férias estão chegando, e ninguém quer fazer feio quando por o biquíni não é?! Hehehe. Qual mulher não tem problema com inchaços, principalmente na região abdominal? Isso é muito comum de acontecer, por alterações hormonais, hábitos e alimentos que favorecem esse inchaço.
Vamos as dicas então? 

Vejam alguns alimentos responsáveis por esse inchaço momentâneo:









- Pão Branco e Massas: Feitos com a farinha refinada, fornecem um carboidrato que leva à fermentação e produção de gases, provocando a distensão abdominal.
- Refrigerante: A quantidade de gás e açúcar ajuda a estufar a barriga.
- Bebida Alcoólica: Aumenta a permeabilidade da mucosa do intestino,  o que pode levar ao aumento do volume abdominal.
- Feijão: Alguns carboidratos presentes no grão podem causar gases e flatulência, o que provoca inchaço.
- Repolho, couve flor e brócolisNeles estão presentes compostos sulfurados que aumentam a produção de gases e estufam a barriga.
- Açúcar: A sacarose propicia o desequilíbrio da flora intestinal, fazendo que as bactérias benéficas diminuam e as prejudiciais proliferem, podendo levar à distensão.
- Excesso de sal: O sal aumenta a retenção de liquido que faz a sua barriga inchar.

Hábitos e alimentos que contribuem para uma barriga sem inchaços:









- Mastigue devagar os alimentos: Mastigar bem os alimentos é o primeiro passo para evitar a barriga inchada. Se mastigar os alimentos devagar, a digestão será mais rápida, o cérebro vai receber a mensagem e você vai comer menos, evitando assim a barriga inchada.

- Beba muita água: A ingestão de líquidos é essencial para evitar o inchaço! Mas lembre-se que beber durante as refeições também ajuda a reter líquidos, por isso, evite!
- Aposte em alimentos naturais: Opte por frutas e alimentos naturais, integrais, sem corantes ou conservantes.
Coma várias vezes ao longo do dia: Coma várias vezes, mas em poucas quantidades. Não pule refeições, pois você vai ficar com fome e, na primeira oportunidade, vai comer qualquer coisa rapidamente e sem mastigar, provocando a barriga inchada.
- Fazer abdominal ajuda? Claro, mas deve ser feito com frequência, não espere resultados nos primeiros dias! Portanto não é algo indicado para acabar com o inchaço momentâneo.
- E a drenagem linfática? Essa sim é indicada para quem quer resultados rápidos! A drenagem linfática diminui o inchaço na região abdominal causado pela retenção de liquido e os resultados são perceptíveis desde a primeira sessão!

Sem contar a prática de atividade física regular que eles não citaram nas reportagens, não precisa nem falar o quanto também ajuda né...devemos nos exercitar no mínimo 3x/semana ;)

Beijos, Ju =)